Nós, psicopedagogos, entendemos a Dislexia, como um jeito de ser e de
aprender, que reflete a expressão individual de determinados indivíduos, que
aprendem de maneira diferente.
Estes sujeitos
apresentam Dificuldades de Aprendizagem: em Leitura, Soletração, Escrita, Linguagem
Expressiva ou Receptiva, Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem
Corporal e Social.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o
transtorno acomete cerca de 0,5% a 17% da população mundial, este pode
manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir
na vida adulta.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por uma equipe
multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo,
neurologista). Antes de assegurar que um sujeito é disléxico, é preciso descartar
a ocorrência de déficit de atenção deficiências visuais e auditivas,
escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos
que possam interferir na aprendizagem.
Tratamento
O tratamento exige a participação de especialistas
em várias áreas (psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, etc.)
para auxiliar o indivíduo a superar, na medida do possível, o comprometimento
no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática. Ainda não se
conhece a cura para a dislexia, mas o tratamento com o psicopedagogo traz
inúmeros avanços ao paciente.
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