Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

2 de novembro de 2011

As Influências Culturais da Bahia


Como sabemos durante muito tempo o nosso país era habitada por um povo que vivia em perfeita harmonia com a natureza.

No ano de 1500 chegaram os portugueses, que logo perceberam as riquezas dessa terra desconhecida.

De início, os portugueses tentaram “doutrinar” a população local, a quem chamavam de índios, com o objetivo de escravizá-los. Porém, os índios, que não aceitavam ser dominados fugiam constantemente para as matas.

Percebendo que não iriam conseguir escravizar os índios, os portugueses decidiram trazer os africanos, que foram mais fáceis de serem escravizados, pois não conheciam a terra nova.

A mistura destes três povos trouxe influências importantes para as nossas tradições.

Andando pelas ruas da capital baiana, fica explícita a contribuição dos Portugueses para nossa cultura, representada através dos casarões, das igrejas e dos prédios públicos. Percebemos estas influências nas infinitas construções em estilo Barroco do atual Centro Histórico.
Além da arquitetura destacam-se como influência dos europeus, os rituais da igreja católica, aspectos do folclore, como músicas e danças; e também a culinária.

Dos índios herdamos a utilização de alimentos básicos em nossa culinária, como a mandioca, o milho, entre outros alimentos fundamentais. Instrumentos musicais, como flautas e chocalhos. Herdamos também, o emprego dos vegetais como fonte de cura natural para doenças. E as técnicas de artesanato, que utiliza sempre ornamentos naturais como fios, fibras, penas, sementes, etc.

As influências africanas chegaram através dos negros escravizados trazidos para a Bahia, pois assim que chegavam aqui, estes escravos eram batizados e obrigados a converter-se ao catolicismo. Dessa forma, proibidos de cultuar seus deuses, esses negros acabavam reverenciando seus orixás, fingindo estar adorando os santos da igreja católica, dando origem ao sincretismo e ao candomblé.
Os negros trouxeram muitas influências riquíssimas para nossa cultura baiana, como a dança, a música, a religião, a cozinha, além de inúmeras contribuições para o idioma.

Portanto, através das informações trazidas acima, podemos perceber que a nossa cultura é muito rica, pois teve como base três culturas distintas e maravilhosas, que unidas formaram a famosa e admirada cultura baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário