Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

2 de maio de 2011

Análise do livro: Agora eu sei! História e Geografia: 2º ano

Livro Didático:


 Agora eu sei! História e geografia: 2º ano do ensino fundamental, 1º série – São Paulo: Scipione, 2006.



Autores:


Armando Coelho de Carvalho Neto


Atua desde 1981 com alunos da rede oficial de ensino e professores das redes oficial e particular do Rio de Janeiro. Desenvolve trabalhos de pesquisa e estudos sobre metodologias e teorias modernas do aprendizado. É autor de obras didáticas para o Ensino Fundamental e Educação Infantil desde 1993.


Maria do Carmo Tavares da Cunha


Professora graduada em Matemática pela Faculdade de Humanidade Pedro II (FAHUPE), no Rio de Janeiro. Atuou durante vinte e três anos no Ensino Fundamental, em turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desde 1985 leciona Matemática na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.


Maria Elizabete Martins Antunes


Professora graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como professora titular dos primeiros anos do Ensino Fundamental desde 1977. Leciona na rede oficial de ensino do Rio de Janeiro.


Maria Tereza Marsico


Professora graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Atuou durante oito anos como professora titular de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede particular de ensino, no município do Rio de Janeiro. Na rede oficial, atuou em sala de aula durante vinte e três anos.



Sinopse do Livro:


Favorecendo descobertas e troca entre alunos, Agora eu sei! História e Geografia encaminha-os para os conhecimentos históricos e geográficos organizados de maneira simples, produtiva e eficiente.


A aquisição dos conteúdos é garantida pela sua exposição objetiva, seguida de atividades que favorecem a participação dos alunos. A seção Agora você pesquisa!, inserida cuidadosamente ao final de algumas unidades propõe uma situação ainda maior com os temas abordados em sala de aula.


O que o PCN apresenta?


 Para o Parâmetro Curricular Nacional de História as crianças que estão no primeiro ciclo, devem ter seus trabalhos voltados para as fontes documentais.
A proposta é de que iniciem os seus estudos históricos no presente, mediante a identificação das diferenças e semelhanças existentes entre grupos sociais e seus costumes; e desenvolvam estudos sobre o passado da localidade, identificando as mudanças e as permanências nos hábitos , nas relações de trabalho, na organização urbana ou rural em que convivem.




LIVRO X PCN
O livro Agora eu sei! se enquadra nas propostas apresentadas pelo Parâmetro Curricular Nacional de História, pois ele traz para as crianças os conteúdos que fazem parte da proposta para do Primeiro Ciclo. São temas que envolvem semelhanças e diferenças entre pessoas, lugares e tempo, enfatizando sempre que cada um tem sua história.



Pontos fortes da coleção:

Conteúdos e atividades organizados de maneira a respeitar o processo de evolução intelectual do aluno: Fotos, mapas, gráficos e tabelas atualizados; ilustrações alegres e apropriadas à faixa etária; Vocabulário ao final de cada unidade; As seções É bom saber! e Saiba um pouco mais! Com informações adicionais para os alunos; Atividades de pesquisa para ampliar o conteúdo trabalhado em sala de aula; Sugestões de leitura para o aluno, específicas de História e Geografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário