Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

10 de março de 2011

Auto análise sobre meu Tipo Psicológico segundo Jung

Esta postagem tem como principal intuito teorizar a minha auto-análise uma vez que, me identifico como sujeito tipo sentimento extrovertido.




Durante a minha aula de Fundamentos da Psicopedagogia com as contribuições da Psicologia Analítica de Jung, a professora Íris de Sá aplicou na nossa turma o teste Quati, onde através deste, tivemos a possibilidade de identificar o nosso tipo psicológico, durante o teste percebi que tenho uma maior disposição para o sentimento extrovertido, por isso decidi iniciar essa pesquisa para compreender e me auto-analisar, tentando dessa forma, chegar o mais próximo possível do autoconhecimento.


Jung (1991) descreve sobre as distinções de personalidade e a sutileza dos traços individuais de cada ser humano. Para ele, algumas pessoas são introvertidas, ou seja, se identificam mais por sua paisagem interior e se orienta predominantemente para dentro; enquanto que outras, como eu, são extrovertidas, que se identificam mais pelas sensações do mundo externo. O pós Junguiano Cláudio Saiani diz: “Jung enfatiza que todo ser humano possui esses dois mecanismos, e só o predomínio de um deles sobre o outro configuraria um tipo. (p.35)”. Entendemos, através da citação acima, que todos os homens possuem dentro de si esses dois mecanismos, a introversão e a extroversão, porém o que configura um tipo é sua disposição predominante. Estudaremos neste artigo o sujeito tipo extrovertido, ao qual me indentifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário