Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

10 de março de 2011

EXTROVERSÃO


Já entendemos que todo indivíduo se orienta tanto a partir das imagens do mundo interno quanto as do mundo externo. Algumas pessoas privilegiam as imagens do mundo interno (introversão) e outras as do mundo externo (extroversão).


Na concepção de Jung o sujeito extrovertido é aquele que se localiza no mundo externo e suas ações são orientadas em circunstâncias objetivas. Assim, o extrovertido é aquele que tem suas manifestações subjetivas pouco desenvolvidas, pois seus interesses, aquilo que lhe estimula e encanta está no mundo externo.


Para Cláudio Saiani o sujeito extrovertido é:






...aquele que se guia por fatores externos e que se julga mais realista que o que se pauta por valores subjetivos, os quais considera meras fantasias sem importância. Já os valores objetivos são execrados pelo introvertido, que prioriza sua própria versão dos fatos, suas fantasias e sentimentos.(p. 36).






Segundo Saiani a uma forte tendência de um extrovertido se casar com um introvertido, visando a própria complementação, este informa também que no início esta união parece um alívio, porém com o passar do tempo essa ligação se transforma em um conflito, pois os cônjuges podem acabar vendo no parceiro um sujeito estranho. Dessa forma, considerando o trecho acima de Saiani, percebemos que o extrovertido considera o introvertido um desmancha prazeres, maçante e anti-social. Um bom exemplo disso, é a minha relação com minha chefe, que é do tipo pensamento introvertido, mas, apesar das nossas diferenças de idéias, procuramos constantemente chegar a um consenso com o intuito de termos um melhor aproveitamento nas nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário