Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

5 de outubro de 2010

Jean Piaget

             Nasceu em Neuchâtel, Suíça, no dia  9 de agosto de 1986 e morreu em Genebra no dia 16 de setembro de 1980, com 96 anos. Piaget realizou seu primeiro trabalho científico aos dez anos de idade sobre um pardal completamente albino que observou num parque público. 
            Na universidade de Neuchâtel, Piaget licenciou-se em 1915, doutorando-se três anos depois com uma tese sobre os moluscos de Valois. Os estudos de biologia fizeram-no suspeitar de que os processos de conhecimento poderiam depender dos mecanismos de equilíbrio orgânico, convencendo-se de que tanto as ações externas quanto os processos de pensamento admitem uma organização lógica. Dessa forma, apesar de Biólogo, Piaget interessou-se desde jovem por Filosofia, particularmente pelo campo da Epistemologia, em que são discutidas teorias do conhecimento.
            Sua projeção nos meios acadêmicos deu-se como psicólogo e educador, mas as indagações fundamentais que originaram seu paradigma e nortearam suas pesquisas sempre estiveram prioritariamente vinculadas à compreensão do Sujeito Epistemológico e não do Sujeito Psicológico.
            A epistemologia genética criada por Piaget não é, assim, uma disciplina filosófica, como a epistemologia tradicional. Em primeiro lugar, porque se afasta de toda especulação, estudando a gênese das estruturas e dos conceitos científicos, tal como de fato se constituíram em cada uma das ciências; em segundo lugar, porque procura desvendar através da experimentação os processos fundamentais de formação do conhecimento da criança. 
            Concluímos então, que a epistemologia não é uma ciência entre outras, mas uma matéria interdisciplinar que se ocupa com todas as ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário