Piaget
preocupou-se em seu estudo com o desenvolvimento mental ou cognitivo, isto é,
com o desenvolvimento da forma como o indivíduo conhece o mundo exterior e com
ele se relaciona. Em toda a análise do processo de formação das estruturas
intelectuais, ou seja, da inteligência, desempenha papel fundamental a noção
piagetiana de estágio ou períodos.
1º Período:
Sensório-motor
No livro A Epistemologia Genética, Piaget nos deixa
claro que no início do período sensório motor o lactente tudo relaciona a seu
próprio corpo, como se este fosse o centro do universo, mas um centro que a si
mesmo ignora. Ainda neste livro Piaget diz: "A
coordenação das ações do sujeito, inseparável das coordenações espaço-temporais
e causais que ele atribui ao real, é ao mesmo tempo fonte das diferenciações
entre o sujeito e os objetos, e desta descentralização no plano dos atos
materiais que vai tornar possível com o concurso da função semiótica a
ocorrência da representação ou do pensamento". (1983)
Desenvolvimento da consciência do próprio
corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da
inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das
percepções e hábitos e inteligência prática.
2º
Período: Pré-operacional
Desenvolvimento da linguagem, com três conseqüências
para a vida mental:
a) Socialização da ação, com trocas entre os
indivíduos;
b) Desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento
verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo;
c)
Desenvolvimento
da intuição.
3º
Período: Das operações concretas
Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.
4º
Período: Das operações formais
Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, como os conceitos de amor, justiça, democracia, etc.; do pensamento concreto, sobre coisas, passa para o pensamento abstrato, “hipotético-dedutivo”, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior que B e B é maior que C, então A é maior que C.
Material interessante para leitura, é sempre bom relembrar...
ResponderExcluirParabéns!!!
muito bom, deixa bem claro.
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