Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

5 de outubro de 2010

Piaget e Educação

Ao visualizar essa concepção epistemológica na sala de aula, compreendemos que o aluno deve ser despertado para a relevância daquilo que vai ser ensinado. Relevância pessoal, imediata, e não simplesmente formal. De nada adianta dizer a ele, como fazem muitos professores, que aquele assunto do currículo é importante porque será útil mais tarde. Se não houver vínculos desafiadores entre o indivíduo e a matéria de ensino, vínculos que ativem a percepção do desnível existente entre o aprendiz e o conteúdo escolar, o educando não será impulsionado a estudar aquilo.
Piaget vinculou sua Psicologia Genética a idéias de renovação educacional. Pois, a epistemologia piagetiana permite que a escola considere seu aluno como sujeito ativo e construtor de seu próprio saber, o que vai ao encontro de toda pedagogia que valorize a autonomia, a liberdade e o auto governo como valores que devem ser estimuladas nos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário