Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

7 de fevereiro de 2012

Matriz de Referência de Matemática - Saeb / Prova Brasil - Temas e Descritores

8ª Série do Ensino Fundamental 

Tema I. Espaço e Forma

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.

D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.





Tema II. Grandezas e Medidas

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.

D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.





Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções

D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D23 – Identificar frações equivalentes.

D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.

D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.

D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.

D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).

D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.

D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.





Tema IV. Tratamento da Informação

D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.



3ª Série do Ensino Médio



Tema I. Espaço e Forma



Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.


D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.


D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas.


D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.


D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, co-seno, tangente).


D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.


D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.


D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação.


D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas.


D10 – Reconhecer entre as equações de 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.






Tema II. Grandezas e Medidas



D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.


D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.


D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).


Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções


D14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica.


D15 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.


D16 – Resolver problema que envolva porcentagem.


D17 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.


D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela.


D19 – Resolver problema envolvendo uma função de primeiro grau.


D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos.


D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto.


D22 – Resolver problema envolvendo PA/PG dada a fórmula do termo geral.


D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de primeiro grau por meio de seus coeficientes.


D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do primeiro grau, dado o seu gráfico.


D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do segundo grau.


D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do primeiro grau.


D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial.


D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica reconhecendo-a como inversa da função exponencial.


D29 – Resolver problema que envolva função exponencial.


D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente) reconhecendo suas propriedades.


D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz.


D32 – Resolver o problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples e/ou combinação simples.


D33 – Calcular a probabilidade de um evento.






Tema IV. Tratamento da Informação


D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.


D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário