Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

7 de fevereiro de 2012

Matriz de Referência de Língua Portuguesa

Saeb / Prova Brasil - Tópicos e Descritores - 8ª Série do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio

 

Tópico I. Procedimentos de Leitura


D1 – Localizar informações explícitas em um texto.


D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.


D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.


D6 – Identificar o tema de um texto.


D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.


Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto


D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).


D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.


Tópico III. Relação entre Textos


 

 

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.


D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.


Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto


D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.


D7 – Identificar a tese de um texto.


D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.


D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.


D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.


D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.


D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.


Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido


D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.


D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.


D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.


D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.


Tópico VI. Variação Lingüística


D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário