Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

3 de outubro de 2010

Minha 1ª Avaliação de Psicopedagogia

Proposta da professora:
Elabore uma carta a um amigo ou amiga contando suas aprendizagens na primeira disciplina do curso: Introdução à Psicopedagogia. Nesta carta você poderá abordar suas experiências pessoais e profissionais que de alguma forma foram mobilizadas pela discussão nesta disciplina. 



Olá querida Jéssica,

Venho através desta lhe trazer algumas notícias sobre mim, infelizmente a vida nos encaminhou para caminhos diferentes e perdemos o contato. Ainda me lembro de nossas brincadeiras e passeios, de nossas bonecas idênticas, das dormidas uma na casa da outra; ah que saudades.
Bem, hoje me encontro com 21 anos, sou Licenciada em Pedagogia, formada pelo Centro Universitário Jorge Amado, minha colação de grau ocorreu no dia 25/09/10, gostaria muito de sua presença mas infelizmente não consegui contactá-la, mas garanto que foi tão lindo quanto nossa formatura do Ensino fundamental I.
Tenho mais uma grande novidade, iniciei minha pós-graduação em Psicopedagogia, lá nas Faculdades Integradas Olga Mettig; tentei o mestrado da UFBA também, mas não consegui. Já fiz a minha primeira disciplina do curso: Introdução a Psicopedagogia, ministrada pela professora Andréa Bispo. Foi muito interessante, pois aprendi a importância de um psicopedagogo nos seus diversos campos de atuação, que pode ser clínico ou institucional.
A professora iniciou a aula com uma dinâmica muito legal, onde ao invés de mandar o grupo falar sobre si, levou diversos materiais como: giz de cera, massa de modelar, caneta hidrográfica entre outros, e pediu para que nós produzíssemos algo que nos identificassem, logo depois esta pediu que transitássemos pela sala para darmos uma olhada nas produções artísticas dos outros educandos. Em seguida, ela pediu que nos reuníssemos em grupos levando em consideração as particularidades de cada desenho, ou seja, procuramos os desenhos mais parecidos com o nosso e fizemos um grupo. Como tinha feito uma borboleta, fiquei em um grupo onde toas as participantes tinham escolhidos animais que voam. Nos reunimos e cada uma explicou porque optou por aquele desenho, cada grupo criou o seu nome, nomeamos o nosso de Liberdade. Finalizamos com as apresentações dos grupos.
Achei essa metodologia muito boa. Foi como uma atividade motivadora para a disciplina que vinha a seguir.
            A professora Andréa iniciou a aula teórica nos apresentando o símbolo da Psicopedagogia: A fita de Mobius, e nos explicou que este símbolo representa o olhar do psicopedagogo: as três voltas estão dispostas a representar a aprendizagem do sujeito e o círculo central (azul) representa o indivíduo em processo de aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
Logo após a professora Andréa Bispo, nos explicou a origem da Psicopedagogia, que surgiu na Europa, no final do século XX, onde integravam os conhecimentos pedagógicos com a psicanálise.
            Ah querida Jéssica, como gostaria de te contar pessoalmente todas as experiências que vivenciei nesta disciplina, tivemos diversas discussões em sala, sempre trazendo nossas experiências como estudante e como educador, acreditando que a teoria e a prática devem caminhar sempre juntas, sendo isso fundamental para que ocorra uma educação digna e eficaz. Nessas discussões percebemos, que infelizmente algumas instituições de ensino não reconhecem a importância do Psicopedagogo em seu espaço de atuação, pois muitos educadores relutam ou sentem dificuldades em sair da prática de técnicas tradicionais no trabalho educacional.
Jéssica, estou tão anciosa para cursar as outras disciplinas do curso, pois, acredito que ampliarei meus conhecimentos sobre estas, pois buscarei recursos de qualidade em razão de participar das aulas, fazendo considerações em debates, trocando experiências com colegas, bem como, aprender a aplicar essas informações obtidas no decorrer do curso em meu cotidiano escolar, com o intuito de satisfazer o meu desejo de ampliar minha capacidade intelectual e profissional.
Nessa perspectiva, o meu principal objetivo nesse curso é de obter mais conhecimentos, pois tenho certeza que o curso de Psicopedagogia me preparará para atuar de forma responsável na construção e ampliação da cidadania me tornando uma profissional capaz de cuidar, compreender e educar os indivíduos, atuando nos diferentes níveis e modalidades do processo educativo, sempre respeitando a diversidade,  as diferenças étnico-raciais, de gênero, de classes, religião entre outros aspectos que exigem uma postura ética e comprometida com a sociedade.
Espero que me responda esta carta e me fale um pouco de você, agora que já ouviu tanto de mim.
Estou com muitas saudades. Me manda seu endereço, telefone e e-mail para que possamos estreitar de novo nossa amizade que continua sendo tão sincera.
De sua querida amiga de infância.
Daniele Souza Matos de Andrade

Salvador, 27 de Setembro de 2010

2 comentários:

  1. Que lindo danny!
    É muito bom vê-la intensamente dedicada ao que está fazendo, que esse novo curso lhe proporcione novas experiências, que seu olhar para a educação seja cada vez mais aguçado. A vida é tão linda e nós devemos a cada dia descobrí-la, e e é assim que vejo vc. Uma descobridora de novos horizontes...
    Beijos, Milena Reis de Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Danny! Que legal! Parabéns pela síntese e por ter encontrado sentido e significado em sua avaliação! Um forte abraço!
    Andréa Bispo

    ResponderExcluir