Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

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7 de setembro de 2010

Conceitos de Infância


   

  Atualmente o sentimento de infância representa duas peculiaridades divergentes que caracterizam o comportamento dos adultos perante as crianças: uma concebe a criança como um ser inocente, delicada e graciosa, sendo representada pelos excessos de paparicações dos adultos; e a outra, que contradiz a primeira, concebe a criança como um ser incompleto e imperfeito, que necessita da educação moral feita pelo adulto.
   Para nossa sociedade educar uma criança significa protegê-la das crueldades sociais para preservar sua inocência, e fortalecê-la, desenvolvendo seu caráter e sua razão para saber distinguir o certo do errado.
   A partir dessas noções de razão e inocência, conceitos básicos, que fundamentam a concepção de criança como essência e natureza, a sociedade acredita na criança universal, onde todas fazem parte de um único universo, o universo infantil, sendo idênticas independentes de cultura ou classe social.
   Esta idéia de infância universal foi divulgada pelas classes dominantes, que formaram esse conceito utilizando como base um modelo padrão de criança.
  Contudo, se formos analisar com mais cuidado, perceberemos que não existe uma população infantil homogênea, e sim, diferentes populações infantis com processos diferentes de socialização, que dependem intimamente de diversos fatores, como por exemplo, a classe social que estas estão inseridas, o tempo de escolarização, o processo de socialização com a comunidade que a cerca e sua interação com a família, sem esquecer de suas atividades cotidianas que vão desde tarefas assumidas até as brincadeiras do dia a dia.
    Dessa forma, não devemos entender a criança unicamente como natureza infantil e sim como um indivíduo que tem grande contribuição para o contexto social.

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