Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

6 de junho de 2010

RESENHA DO FILME: ENCONTRANDO FORRESTER

O filme “Encontrando Forrester” retrata a emocionante história de amizade entre dois indivíduos. Jamal Wallace (interpretado por Robert Brown) é um adolescente de 16 anos negro, que mora na Bronx, em Nova York, com a mãe e o irmão. Este é muito inteligente e estuda em uma escola pública; adora lê e faz anotações em suas cadernetas, porém esconde de seus amigos o seu dom com a escrita, deixando sobressair o seu talento para o basquete, pois é onde ele é bem aceito pelos colegas.
Perto da quadra de basquete, onde Jamal joga com os amigos, vive um homem misterioso que nunca sai do apartamento e que os observa jogando basquete. Espalham-se algumas lendas sobre esse homem, o “Janela” e os amigos de Jamal o desafia a invadir seu apartamento e trazer algo de lá como prova. Porém, quando Jamal chega lá, o homem o assusta e ele sai apavorado, esquecendo sua mochila com suas cadernetas lá dentro.
No outro dia, ao passar por debaixo da janela do homem, esse joga a mochila em cima de Jamal, que, ao chegar em casa, descobre suas cadernetas corrigidas.
Jamal volta a casa do homem, nascendo assim, uma grande amizade sem preconceitos. Esse misterioso homem é um romancista, chamado William Forrester (gloriosamente interpretado por Sean Connery). Forrester pede segredo sobre ele e Wallace.
Jamal ganha uma bolsa de estudo em uma escola particular tradicionalista, graças as suas notas na antiga escola e a sua habilidade no basquete. Nesta escola, ele desafia um professor complexado que gosta de humilhar seus alunos.
O filme articula no final um concurso, em que Wallace é proibido de participar; o final do campeonato de basquete (que ele perde de propósito) e a saída de Forrester de casa, que vai para o concurso e lê um texto de Wallace e é aplaudido pelo professor implicante e quando Forrester declara que o texto foi escrito por Wallace todos ficam surpresos.
O filme é muito bem dirigido pelo diretor Gus Van Sant, que é uma das principais vozes do cinema americano, tratando de temas polêmicos como homossexualismo (Garotos de Programa) e drogas (Drugstore Cawboy). Seu maior sucesso foi “Gênio Indomável”, o qual foi indicado ao Oscar de melhor diretor. Recomendo este filme para todos os estudantes de licenciatura. Em especial os graduandos em Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário