Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

22 de julho de 2012

Dislexia

Nós, psicopedagogos, entendemos a Dislexia, como um jeito de ser e de aprender, que reflete a expressão individual de determinados indivíduos, que aprendem de maneira diferente.
Estes sujeitos apresentam Dificuldades de Aprendizagem: em Leitura, Soletração, Escrita, Linguagem Expressiva ou Receptiva, Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete cerca de 0,5% a 17% da população mundial, este pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.


Diagnóstico
O diagnóstico é feito por uma equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista). Antes de assegurar que um sujeito é disléxico, é preciso descartar a ocorrência de déficit de atenção deficiências visuais e auditivas, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem.
Tratamento

O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, etc.) para auxiliar o indivíduo a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática. Ainda não se conhece a cura para a dislexia, mas o tratamento com o psicopedagogo traz inúmeros avanços ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário