Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

10 de janeiro de 2012

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.


H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.


H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.


H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.


H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.


H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.


Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.


H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.


H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.


H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.


H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.


Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.


H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.


H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.


H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.


H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.


H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.


Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.


H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.


H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.


H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.


H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.


Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.


H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.


H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.


H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.


H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.


H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.


Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.


H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.


H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.


H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.


Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.


H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.


H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.


H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.


H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário