Objetivo Geral:
Aprender a valorizar o carnaval de Salvador como a maior festa de largo do mundo.
Objetivos específicos:
• Reconhecer a importância do carnaval para nossa sociedade;
• Entender a contribuição sócio-econômica e cultural do carnaval para as cidades brasileiras;
• Conhecer as músicas carnavalescas, durante toda a história do carnaval, fazendo um resgate das cantigas cantadas pelos avós;
• Aprender a história do carnaval;
• Perceber as diferenças regionais de cada cidade que comemora o carnaval.
Conteúdos:
Conteúdos:
• História do carnaval de Salvador;
• Origem do carnaval no mundo;
• Cantigas carnavalescas;
• As manifestações culturais expressadas através do carnaval;
• A importância do carnaval para as cidades nos aspectos econômicos e sociais;
• O carnaval em outras cidades brasileiras.
Metodologia
Culminância:
Avaliação:
• Rádio;
• CD com músicas carnavalescas;
• Cartolinas;
• Imagens que representem o carnaval;
• Cola;
• Caneta Hidrográfica;
• Papel Ofício;
• Tinta Guache;
• entre outros.
Metodologia
1º Momento: Iniciarei mostrando aos educandos diversas imagens que representam o carnaval. Então perguntarei a estes do que se lembram quando observam essas figuras, tendo como intuito perceber o conhecimento prévio destes. Logo após, explicarei o significado cultural de cada imagem. Finalizaremos esse primeiro momento com a confecção de um cartaz, utilizando tanto as figuras trabalhadas, quanto desenhos, pinturas, etc.
2º Momento: Refletiremos sobre a história do carnaval utilizando o cartaz feito pelos educandos como ponto de partida. Posteriormente, darei uma aula expositiva chamando a atenção destes para a importância do carnaval na cultura e na economia da nossa sociedade, salientando as diferenças culturais de cada região. Depois pedirei aos educandos que façam um desenho representando o carnaval de cada região estudada.
3º Momento: Perguntarei aos educandos: “Quem já pulou caranval?”. Fazendo com que eles compartilhem suas experiências com os demais colegas. Posteriormente, levarei para a sala uma lista de palavras utilizadas no período do carnaval e pedirei para que as crianças a conceituem, de sua forma, tendo como intuito chamar a atenção destas, para as distintas culturas que são expressadas durante o carnaval. Finalizarei este terceiro momento chamando a atenção dos educandos para as diversas oportunidades de trabalhos informais que surgem no período do carnaval.
4º Momento: Nesse último momento, levarei para os educandos ouvirem, músicas de diversos momentos históricos do carnaval, levando os alunos a análisar e perceber as mudanças obtidas no decorrer dos anos e sua representação para cada época. Posteriormente, estimularei os educandos a preparar o que vai apresentar no dia da culminância. Finalizarei este último momento confeccionando máscaras de carnaval, onde cada criança fará a sua maneira.
Culminância:
No dia da culminância, meus educandos apresentaram para as outras turmas o que aprenderam durante o projeto, conforme prepararam no 4º momento.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de forma processual, onde iremos verificar o processo de construção dos educandos durante o projeto.
Recursos:• Rádio;
• CD com músicas carnavalescas;
• Cartolinas;
• Imagens que representem o carnaval;
• Cola;
• Caneta Hidrográfica;
• Papel Ofício;
• Tinta Guache;
• entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário