Muitas vezes vivenciamos sonhos.
Mas todo sonho acaba.
E o que fica, são as lembranças.
Por isso, devemos aproveitar o presente sem se preocupar com o passado.
Pq no futuro aparecerão novos sonhos.


Danny

Seguidores

12 de agosto de 2011

Projeto: Carnaval na Escola


Objetivo Geral:



Aprender a valorizar o carnaval de Salvador como a maior festa de largo do mundo.

Objetivos específicos:


• Reconhecer a importância do carnaval para nossa sociedade;

• Entender a contribuição sócio-econômica e cultural do carnaval para as cidades brasileiras;

• Conhecer as músicas carnavalescas, durante toda a história do carnaval, fazendo um resgate das cantigas cantadas pelos avós;

• Aprender a história do carnaval;

• Perceber as diferenças regionais de cada cidade que comemora o carnaval.

 Conteúdos:


• História do carnaval de Salvador;

• Origem do carnaval no mundo;

• Cantigas carnavalescas;

• As manifestações culturais expressadas através do carnaval;

• A importância do carnaval para as cidades nos aspectos econômicos e sociais;

• O carnaval em outras cidades brasileiras.

 Metodologia






1º Momento: Iniciarei mostrando aos educandos diversas imagens que representam o carnaval. Então perguntarei a estes do que se lembram quando observam essas figuras, tendo como intuito perceber o conhecimento prévio destes. Logo após, explicarei o significado cultural de cada imagem. Finalizaremos esse primeiro momento com a confecção de um cartaz, utilizando tanto as figuras trabalhadas, quanto desenhos, pinturas, etc.






2º Momento: Refletiremos sobre a história do carnaval utilizando o cartaz feito pelos educandos como ponto de partida. Posteriormente, darei uma aula expositiva chamando a atenção destes para a importância do carnaval na cultura e na economia da nossa sociedade, salientando as diferenças culturais de cada região. Depois pedirei aos educandos que façam um desenho representando o carnaval de cada região estudada.






3º Momento: Perguntarei aos educandos: “Quem já pulou caranval?”. Fazendo com que eles compartilhem suas experiências com os demais colegas. Posteriormente, levarei para a sala uma lista de palavras utilizadas no período do carnaval e pedirei para que as crianças a conceituem, de sua forma, tendo como intuito chamar a atenção destas, para as distintas culturas que são expressadas durante o carnaval. Finalizarei este terceiro momento chamando a atenção dos educandos para as diversas oportunidades de trabalhos informais que surgem no período do carnaval.






4º Momento: Nesse último momento, levarei para os educandos ouvirem, músicas de diversos momentos históricos do carnaval, levando os alunos a análisar e perceber as mudanças obtidas no decorrer dos anos e sua representação para cada época. Posteriormente, estimularei os educandos a preparar o que vai apresentar no dia da culminância. Finalizarei este último momento confeccionando máscaras de carnaval, onde cada criança fará a sua maneira.



Culminância:


No dia da culminância, meus educandos apresentaram para as outras turmas o que aprenderam durante o projeto, conforme prepararam no 4º momento.


Avaliação:


A avaliação ocorrerá de forma processual, onde iremos verificar o processo de construção dos educandos durante o projeto.

 

Recursos:


• Rádio;


• CD com músicas carnavalescas;


• Cartolinas;


• Imagens que representem o carnaval;


• Cola;


• Caneta Hidrográfica;


• Papel Ofício;


• Tinta Guache;


• entre outros.



















Um comentário: